Na semana da sua Festa, a nossa Broa é a Rainha das notícias!

E já lá vão 25 anos a comemorar a Broa d' Avintes!

 

Depois da nossa "Festa da Broa" quantas festas não aparecerem por este concelho fora e não só!

 

Nos dias de hoje não há terra que não tenha a sua festa "disto ou daquilo"!

 

É a festa às francesinhas, às bifanas, às cerejas, às cebolas, à cerveja, e tudo o mais que se coma e beba por aí, sem esquecer as "feiras", "viagens", "dias" e"semanas" Medievais, e muitas outras coisas que tais!

 

Mas quantas destas, Festas e Romarias deste género, têm 25 anos ou mais?

 

Se o Avintes Blog fosse um anúncio da Calsberg eu diria que "A Festa da Broa é provavelmente a mais antiga do género!", pelo menos em Gaia e arredores.

 

Na minha opinião e por aquilo que pude para já ver, não são as "bodas de prata" que a Broa d' Avintes merecia e que seguramente todos (admito que incluindo a Junta de Freguesia) gostaríamos que fossem, mas segundo afirmou o senhor Presidente da Junta de Freguesia de Avintes na entrevista que deu ao Jornal Audiência, como a Câmara de Gaia este ano decidiu diminuir o já de si pequeno apoio que costuma dar todos os anos, e talvez por isso acredito que seja a Festa da Broa possível.

 

Assim direi, com muita pena minha, que são umas "bodas de prata pobrezinhas mas honradas".

 

Valha-nos ao menos que a Festa, e principalmente a Broa d´Avintes, estão a ser notícia nas nossas televisões e por isso espero que venham, até 2 Setembro, muita "gente de fora" até Avintes para ajudar a encher as "tasquinhas" e dessa forma contribuírem para o mealheiro das nossas coletividades que muito precisam.

 

 

 

 

 

Renascença V+ Ver todos os videos
Ainda se faz broa de Avintes à moda antiga
 
Rádio Renasceça Mais informação sobre este video
 
publicado por Cip Castro às 16:57 | comentar | favorito