O que está a faltar em Avintes (há vários anos) são investimentos municipais! *

 

Nas últimas as eleições autárquicas de 2009 os Avintenses foram “influenciados” a pensarem que a Câmara Municipal de Gaia apenas não fazia investimentos (leia-se obras) em Avintes porque a Junta era liderada pelo PS, partido diferente dos partidos PSD e CDS, liderantes na Câmara de Gaia e ainda porque o anterior Presidente da Junta, Mário Gomes, não saberia dialogar com o Dr. Filipe Menezes.


Para acentuar esta ideia nos Avintenses, a Câmara de Gaia, sob a liderança do Dr. Marco António Costa (recorde-se que o Dr. Menezes embora Presidente da Câmara, andava por Lisboa “entretido” com o cargo de Presidente do PSD), resolve apenas porque o Ex-Presidente da Junta, Mário Gomes, faltou a uma reunião da Assembleia Municipal, cortar com as transferências mensais (duodécimos) da Câmara de Gaia para a Junta de Avintes, provocando um enorme “sufoco” económico na nossa Junta de mais 200 mil Euros por ano (em 3 anos foram cerca de 700 mil Euros “subtraídos” aos Avintenses).


Este “desvio” impediu a Junta de Avintes de, entre 2007 e 2009, para além de pagar os salários dos seus cerca de 10 funcionários, quase não ter dinheiro para “pregar um prego” na freguesia!


Perante este cenário, meticulosamente preparado, a que não faltou, quase em cima das eleições, da “fuga” do então Secretário da Junta para numero 2 da Lista do PSD/CDS, os Avintenses entenderam a “mensagem” e vai daí resolveram dar uma maioria ao PSD/CDS na Junta de Avintes, esperançados nas muitas promessas de vida nova para a freguesia de Avintes.


Agora é que ia ser um “fartote” de obras e mais obras, investimentos e mais investimentos em Avintes, por parte da Câmara de Gaia!


Só que passados quase 3 anos (como já só falta um ano para novas eleições, quem sabe não venha aí uma nova “avalanche” de promessas e ilusões), infelizmente para todos nós Avintenses, a Câmara de Gaia continua a esquecer-se de investir em Avintes e de efetivamente cumprir com as promessas “mil vezes” repetidas pelo Dr. Filipe Menezes e/ou Dr. Marco António de aqui construir (uma destas “obras” já seria bom) um Pavilhão Gimnodesportivo, uma Piscina Pública, a reconstrução do Teatro Almeida e Sousa, a requalificação da Frente de Rio, a requalificação e pavimentação de algumas das nossas principais ruas, a conclusão do Complexo Desportivo do FC Avintes ou mesmo a recuperação do Palacete/sede do Grupo Mérito, entre outras.


Ainda recentemente a Comunicação Social deu a conhecer alguns dos principais investimentos da Camara Municipal de Gaia até final de 2013 e para Avintes viu-se infelizmente mais uma vez um “monte cheio de nada” e até o novo Centro Escolar está há mais de meio ano com as obras paradas.


Está pois na hora de os Avintenses “acordarem” deste “sonho” que virou “pesadelo” e exigirem responsabilidades àqueles que nos andaram a iludir e a vender falsas promessas, mas que na verdade nada ou quase nada fizeram até hoje e alguns inclusive (por variados motivos) já abandonaram o “barco”.


Pela nossa parte (Eleitos do PS Avintes) continuamos cá, e nunca deixámos nem deixaremos de reivindicar nos lugares próprios (assembleia de freguesia e assembleia municipal) por aquilo que nos foi prometido, mas nunca iremos “vender” ilusões, nunca faremos promessas que jamais sabemos serem possíveis de cumprir, assumindo na altura própria as nossas responsabilidades e mantendo a nossa total disponibilidade para servir Avintes e os Avintenses.


Cipriano Castro


* Texto publicado no jornal Notícias de Avintes de Agosto 2012 na qualidade de Coordenador do PS Avintes

publicado por Cip Castro às 10:59 | comentar | favorito