Alunos de Mérito VERSUS Alunos Finalistas

Faz já alguns anos, creio que 8 anos, que a Junta de Freguesia de Avintes instituiu o Prémio de Mérito Escolar para os melhores alunos do 2 e 3 ciclo da escola então EB 2.3 de Avintes, actual Escola Básica Adriano Correia de Oliveira, prémio comum e semelhante ao existente em diversas outras autarquias e escolas por este país fora

 

Estes prémios tinham como primeiro objectivo:

 

  1. Os presentes prémios visam incentivar o bom desempenho dos alunos e alunas do segundo e terceiro ciclos do ensino básico de Avintes e enaltecer o seu esforço no sentido de atingir os melhores resultados escolares.

 

  1. Para além disso, pretendem promover a excelência através da distinção dos melhores exemplos como alvo de reconhecimento e valorização por parte da comunidade local em que estão inseridos.

 

Sinceramente não sei o que pode ter de mal premiar-se o BOM DESEMPENHO, ENALTECER O ESFORÇO NO SENTIDO DE ATINGIR OS MELHORES RESULTADOS ESCOLARES, ou ainda PROMOVER ATRAVÉS DA DISTINÇÃO DOS MELHORES EXEMPLOS, os alunos das escolas de Avintes.

 

Mas o que acontece é que o actual Sr. Presidente da Junta de Avintes, não sei porque carga de água, entendeu e entende que o esforço, o bom desempenho dos alunos, a sua dedicação ao estudo e o reconhecimento pela comunidade desse bom desempenho escolar, não deve ser premiado e vai daí, logo após tomar posse ACABA com estes prémios, prometendo apresentar um prémio melhor.

 

Há que dizer ainda que os prémios eram monetários (200 Euros), e eram depositados pela Junta de Freguesia, numa conta de um banco, conta essa que até aos 18 anos de idade, só podia ser aumentada, mas jamais poderia ser “levantada” pelos alunos premiados ou pelos seus encarregados de educação.

 

Perante esta posição intransigente, esperava-se pelo tal “coelho da cartola” em termos de prémios escolares, por parte do Dr. Nuno Oliveira, só que até Abril, nada se viu.

 

Foi então que por proposta minha, o Partido Socialista apresentou na Assembleia de Freguesia de Avintes, uma recomendação à Junta, para que, uma vez que não tinha ainda criado outro prémio, pelo menos mantivesse mais um ano, o existente na Junta anterior.

 

A proposta passou com os votos a favor do PS e da CDU e com a abstenção envergonhada do PSD/CDS, mas o Dr. Nuno não gostou e desde Abril até ontem, METEU NA GAVETA a proposta e deixou acabar o ano escolar sem ter criado novo prémio.

 

Provavelmente aflito por ter acabado o ano escolar e não ter sido capaz de encontrar um prémio melhor do que aquele que existia (o que não é mal nenhum, pois o que existia era e é um bom e incentivador prémio ao estudo), o Dr. Nuno Oliveira lá resolveu ontem à noite, sem sequer ter informado previamente os restantes colegas do Executivo, “sacar” do tal coelho da cartola e zás, apresenta em primeira-mão perante todos nós, o seu Prémio de Mérito!

 

Com o Dr. Nuno não serão premiados os melhores, não serão distinguidos aqueles que mais estudaram, não será depositado pela Junta 200 Euros no banco para que quando os alunos atingirem a maioridade tenham uma pequena ajuda para, por exemplo, os seus estudos universitários, nada disto, com o prémio do Dr. Nuno são todos premiados, o que o Dr. Nuno deseja é apenas que os jovens se divirtam independentemente de serem bons ou apenas alunos medianos, de tirarem boas notas ou notas para “passarem”, e por isso vai mandá-los a todos, todos os que terminarem o 9º ano em Avintes, qualquer que sejam suas notas, divertirem-se para um Parque de Diversões.

 

Parabéns Sr. Presidente, adorei o seu Prémio de Mérito, que grande incentivo o senhor dá aos nossos alunos e ao seu estudo!

publicado por Cip Castro às 20:02 | comentar | favorito