Obras no Largo da Urb. dos Pinhais Bastos

Começaram hoje (ou ontem) as obras de requalificação do largo da Urbanização dos Pinhais Bastos, na verdade obras que há muito eram pedidas pelos moradores e comerciantes daquela zona, pelo que é justo  felicitar o Executivo da Junta de Freguesia de Avintes, por mais esta obra.

Só lamento que sempre que há necessidade de fazer alguma requalificação de espaços com árvores de algum porte, as mesmas tenham sempre de ir abaixo, sendo depois substituídas por outras que parecem uns palitos, como as que estão nos largos do Palheirinho e Gândara.

Segundo uma informação que recebi do Sr. Presidente da Junta, o corte será devido ao estado fitossanitário das referidas árvores.

É evidente que nada entendo do estado fitossanitário, mas custa-me ver o abate sistemático de árvores, em tudo o que é largo de Avintes.

E devo dizer que um leigo como eu, mas que gosta da natureza, e da preservação tanto quanto possível dos espaços, desde que comecei a ver com frequência o abate destas árvores em Avintes e em Gaia, comecei a reparar mais, sempre que vou para a outras localidades, incluindo fora do pais e (será impressão minha?) vejo muitas árvores nesses locais (mesmo no estrangeiro), iguaizinhas às que são abatidas aqui por estes lados!
Será que são idênticas em tudo, menos no estado fitossanitário?

Confesso que nestas alturas fico triste e com a sensação que nós Portugueses (ou contrário de outros povos, a maior parte das vezes bem mais ricos e desenvolvidos que nós) temos muita dificuldade em conseguir recuperar e preservar seja o que for (e não é só com a natureza, fazemos igual com aquilo que edificamos, casas, ruas, etc.), normalmente temos sempre de deitar fora tudo o que já existe e fazer tudo de novo.

Mas talvez tudo isto não passe de apenas uma sensação!
publicado por Cip Castro às 14:44 | comentar | favorito