Por onde andam os membros da Junta de Avintes, que ninguém os vê?

Fez no passado dia 31 de Outubro, (APENAS) dois anos que o actual Presidente da Junta de Freguesia de Avintes, Dr. Nuno Oliveira e os 4 membros do Executivo, bem como todos os restantes 13 membros da Assembleia de Freguesia de Avintes tomaram posse para o mandato 2009 – 2013!

 

Depois de uma entrada em força e cheia de mudanças (embora quase todas para dentro), foi o novo logótipo, foi a colocação de portas de vidro na secretaria e salão nobre, foi a mudança de gabinete e a compra de material informático para o Presidente e restantes Vogais, não esquecendo a criação de um blog e de uma “página” no facebook, entre outras alterações realizadas nos primeiros dias, etc.


Simultaneamente a Câmara Municipal de Gaia, também desejosa de querer fazer crer que se não se faziam obras em Avintes, era apenas por culpa do anterior Presidente da Junta, Mário Gomes, arranca de imediato com as obras nos Largos Gândara e Palheirinho e o empresário que estava a construir o Lidl avança com a rotunda no cruzamento dos Pinhais Bastos.

 

Foi uma alegria, finalmente Avintes estava a “mexer” e tudo, segundo as opiniões e comentários, da responsabilidade do novo Executivo, com o apoio da Câmara Municipal.

 

Só que tudo isto foi, infelizmente, pouco mais do que uma ilusão, que muito rapidamente começou a desaparecer.

 

Das promessas e dos compromissos eleitorais, muito poucos foram concretizados e tirando a Festa da Broa que efectivamente este Executivo conseguiu melhorar e dar uma nova dinâmica, muito pouco ou quase nada foi feito nestes 2 anos, da efectiva responsabilidade da Junta de Freguesia de Avintes.

 

Pior que isto o Executivo acabou, com algumas iniciativas que se realizam regularmente há já vários anos, como era o caso do Fórum Avintense (que este ano de 2011 ficou sem se realizar, interrompendo uma iniciativa com prestígio e que estava já na sua 22ª edição), do Prémio de Mérito Escolar, das actividades culturais e desportivas no 25 de Abril, do Fórum Avintense JOVEM, das comemorações do Dia da Música e do Dia do Idoso, dos intercâmbios de jovens e de colectividades entre Avintes e Ponteceso, do encerramento da Biblioteca Pública, etc.

 

Mas se todo o fulgor e até a alegria inicial foram dia a dia apagando-se, para dar lugar ao alheamento das responsabilidades, (lamentavelmente nas últimas semanas passou mesmo para a irresponsabilidade), que cabem aos membros do Executivo, a verdade é que ao fim destes (apenas) 2 anos de mandato, ninguém sabe onde param os membros do Executivo da Junta de Freguesia de Avintes, e muito especialmente o seu Presidente?

 

Na rua ninguém os vê, as reuniões públicas da Junta realizam-se sem quórum, nas Assembleias de Freguesia não conseguem estar de acordo, há 3 meses que uma Vogal demitiu-se e ainda não foi substituída, o blog está parado desde Agosto, o facebook foi abandonado, a página oficial na Internet é actualizada a “conta gotas”, e os blog dos apoiantes há muito que "morreu", tudo isto evidentemente em simultâneo com a quase total ausência de obras ou actividades na freguesia da responsabilidade da Junta de Avintes.

 

Estando nós exatamente a meio do mandato e sendo público (foi o próprio que o informou), que o Dr. Nuno Oliveira não vai continuar por muito mais tempo como Presidente da Junta, (será substituído pelo ainda Secretário, Vieira do Santos, que entretanto já afirma em voz alta, por todo o lado, que agora é ele que manda!), preocupa-me e receio bem que se estes 2 anos foram uma desilusão, os próximos 2 venham a ser uma confusão, com total incapacidade por parte da Junta de Avintes e do seu futuro novo Presidente, para dirigir e concretizar o que quer que seja.

 

Para bem de Avintes, esperemos que possa estar errado!

 

Termino este meu comentário, sobre o estado atual do Executivo da Junta de Avintes, com um apelo ao Dr. Nuno Oliveira, de que tome rapidamente uma decisão sobre se fica ou não na Junta de Avintes até ao fim do mandato e caso não possa ficar (o que pessoalmente lamento e acho que é prejudicial para a nossa Vila), então que deixe imediatamente e de vez o cargo de Presidente da Junta, pois este impasse do "sai ou não sai" não serve ninguém e ainda é mais prejudicial para o futuro de Avintes!

publicado por Cip Castro às 12:45 | comentar | favorito