A polémica está instalada e seguramente não beneficia a freguesia de Avintes!

Desde que ontem ao final da tarde o Dr. Nuno Oliveira comunicou a todos os membros da Junta e da Assembleia de Freguesia, através do seu email do Parque Biológico, de que era sua opinião de que não tinha de deixar qualquer cargo que ocupa nesta altura, apesar da publicação da Lei 55/2011, que  polémica está instalada e seguramente não beneficia a freguesia de Avintes.


Convém por isso relembrar que quem trouxe o assunto para a ordem do dia foi o próprio Dr. Nuno Oliveira que semanas antes da publicação da Lei 55/2011 anunciou ainda que oficiosamente a vários membros da Assembleia de Freguesia de Avintes que teria de no mínimo suspender (a algumas pessoas admitiu mesmo renunciar) o seu cargo de Presidente da Junta e por inerência de Deputado Municipal de Gaia, por ser incompatível com o seu lugar de Administrador do Parque Biológico, face à nova lei que na altura estava a ser debatida na Assembleia da República.


Depois já mais recentemente e de modo público, numa Assembleia de Freguesia, quando não consegui ter o apoio da maioria dos seus colegas do PSD/CDS para substituir uma vogal demissionária, afirmou virado para o seu nº 2, o Sr. Vieira dos Santos, que deveria ser já o seu substituto a resolver aquele impasse.


Agora um dia depois da lei ser publicada, sem dizer quem foram os juristas consultados, nem sequer dizer qual foi efectivamente o parecer desses juristas, afirma que ele próprio "...FORMOU A OPINIÃO DE QUE ESTA LEI SÓ PRODUZ EFEITOS EM FUTUROS MANDATOS..."!


Ora como esta lei, para além desta questão das incompatibilidades, também tem um artigo que proíbe os Presidentes de Câmara de criaram novas empresas municipais, segundo a opinião do Dr. Nuno Oliveira, isso só vai vigorar no próximo mandato e por isso qualquer Presidente de Câmara, até 2013, apesar desta nova lei, vai poder continuar a criar as empresas municipais que assim entender!

 

Sinceramente e (como dizem os juristas) salvo melhor opinião, parece-me que o Dr. Nuno Oliveira está a correr alguns riscos, quanto aos actos que desde hoje possa tomar quer no Parque que na Junta e que a sua decisão é no mínimo pouco compreensível.

 

Alías se eu conheço alguma coisa do Dr. Nuno, não me parece que esta posição ontem tomada, seja uma posição habitual do mesmo, sempre muito correcta e só a posso entender numa perspectiva de que o Dr. Nuno entende que ao deixar a presidência da Junta de Avintes, deixará a mesma "sem rei nem roque" e como também algumas pessoas dizem, entregue a uma coisa que eu não digo agora, mas que o Dr. Nuno enquanto director do parque biológico conhece bem!

 

Por isso daqui do Avintes Blog deixo um desafio, ou se quiserem um pedido, ao Dr. Nuno Oliveira, caso efectivamente a minha ideia esteja certa, suspenda por 2 anos as suas funções de Vice-Presidente Não Executivo da empresa Águas e Parque Biológico e assuma até ao fim do mandato o cargo de Presidente da Junta de Freguesia de Avintes.

 

Caso contrário e até pela forma pouco digna como foi tratado pelos seus colegas na última Assembleia de Freguesia de Avintes, deveria suspender ou renunciar mesmo ao cargo de Presidente da Junta de Avintes e deixar os seus colegas da coligação PSD/CDS assumirem as suas responsabilidades de governarem Avintes nos próximos 2 anos.

publicado por Cip Castro às 13:32 | comentar | favorito