A GNR, os assaltos e a segurança dos avintenses!

É legítimo a qualquer cidadão criticar a atuação dos guardas da GNR do Posto de Avintes, nomeadamente quanto à forma como fazem o policiamento na freguesia.

 

Julgo no entanto que há algumas críticas que tenho lido nos blogs e principalmente no facebook, a propósito de alguns assaltos mediáticos, que me parecem algo desproporcionadas.

 

Como já tive ocasião de escrever, AQUI no Avintes Blog, aquando da realização de uma reunião, em que também participei, entre o Sr. Comandante do Posto da GNR de Avintes e uma delegação de Autarcas de Avintes, realizada a pedido da Assembleia de Freguesia, pareceu-me que a GNR está, desde há uns meses a esta parte, a ter uma atuação mais positiva, comparativamente a outras ocasiões passadas e principalmente face aos poucos meios de que dispõe.

 

Aliás, muito recentemente, constatei diretamente a atuação dos guardas da GNR, quando numa noite há cerca de 3 semanas, fui um dos intercetados, durante uma operação STOP, realizada junto à Fundação Joaquim Oliveira Lopes.

 

Parece-me por isso algo abusivo atribuir qualquer responsabilidade aos guardas da GNR do Posto de Avintes pelo assalto de ontem ao Continente de Avintes e até um pouco demagógico fazer daí extrapolações, quanto à segurança na freguesia.

 

Este tipo de assaltos são altamente profissionalizados, infelizmente ocorrem um pouco por todo o país, fruto da realidade atual em que vivemos e não é a um Posto local da GNR, como o de Avintes, que compete prevenir este tipo de assaltos.

 

Só para fazer uma comparação, penso que ninguém atribuirá culpas aos gerentes e funcionários das agências bancárias de Avintes, sempre que há subidas na taxa de juros dos empréstimos à habitação!

 

É importante exigirmos aos guardas que façam vigilância em Avintes, é necessário que exista policiamento o mais possível eficaz em Avintes, mas não me parece que seja aproveitando todas as situações para criticarmos a “nossa polícia” de proximidade, mesmo quando “eles” não são os responsáveis, que atingiremos os objetivos pretendidos de mais e melhor segurança em Avintes!

 

 

Ver AQUI reportagem da SIC Notícias.

 

Ver AQUI e AQUI reportagem do JN de hoje.

publicado por Cip Castro às 11:01 | comentar | favorito