Vamos todos continuar em alerta para que Avintes seja uma delas!

Foi hoje aprovada na especialidade da Proposta  Lei nº 44/XII/1ª que Aprova o Regime Jurídico da Reorganização Administrativa Territorial Autárquica (vulgo lei da fusão de freguesias), com os votos a favor do PSD e do CDS e os votos contras dos restantes partidos PS, PCP, BE e PEV.

 

Apesar de todos os "males" que vai trazer esta reforma, de "régua e esquadro", para as freguesias, sem que isso signifique qualquer efetiva redução de custos, foi conseguido depois das negociações com a Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) que os concelhos que enviarem a proposta de reforma (ou seja um novo mapa das suas freguesias), terão direito a uma redução de 20% sobre as percentagens de corte definidas no diploma.

 

Em teoria, caso todas as assembleias municipais enviem a sua proposta, o resultado final deixará intactas até 280 freguesias a mais do que o Governo tinha estimado (o corte será neste caso de 1.110 freguesias, e não de 1.390), ficando o nosso país com cerca de 3.100 freguesias.

 

Concretamente o nosso concelho (pelas minhas contas, feitas assim por alto) deverá manter entre 15 a 16 freguesias!

 

Creio que para a freguesia de Avintes é uma excelente oportunidade, dado que num concelho com 16 freguesias, temos todas as condições para manter a nossa independência administrativa.

 

Mas importa não "baixar a guarda", vamos todos continuar em alerta até à votação da proposta do novo mapa das freguesias de Gaia pela Assembleia Municipal de Gaia.

 

Pela minha parte só votarei favoravelmente uma proposta que mantenha Avintes como freguesia, com independência administrativa!

 

publicado por Cip Castro às 19:12 | comentar | favorito