20
Jun 13

OS PASSEIOS DA TERCEIRA IDADE

Este assunto dos passeios da terceira idade sempre foi muito debatido e nunca consensual, pois para uns é apenas eleitoralismo e uma forma de “enganar os velhinhos”, para outros é proporcionar um dia diferente a uma grande parte de pessoas que doutra forma nunca passeiam ou vão a um restaurante.

Sinceramente, embora aceite (principalmente em teoria) que é sempre possível fazer melhor, na realidade não será assim tão fácil encontrar, sem que os custos ainda sejam maiores, um acontecimento que deixe tão satisfeitos, um tão grande (mais de 500 pessoas) e tão diversificado (principalmente em termos de gostos e cultura) grupo de pessoas, como são os nossos “seniores”.
Por isso, nem antes (quando fazia parte dos que estavam no poder), nem agora (que estou na “oposição” ) critico a realização destes passeios, pois só quem nunca participou em nenhum, só quem nunca viu e sentiu a alegria e o prazer, que muitos dos nossos ”mais velhos”, sentem nestes dias e com este tipo de passeios, é capaz de dizer que é gastar mal gasto o nosso dinheiro.
E acreditem sei do que falo, pois ainda jovem estudante, muito antes de fazer parte da Assembleia ou da Junta de Avintes, colaborei juntamente com a minha atual mulher, em passeios da terceira idade da freguesia de Sandim, fazendo parte dos jovens que acompanhavam e apoiavam os idosos.
Nessa altura (inicio dos anos 80 do século passado) quase nenhuma freguesia ainda fazia passeios destes, mas em Sandim, havia um cidadão (infelizmente já falecido e por acaso tio da minha mulher e por acaso, ou talvez não, foi presidente da junta de Sandim pelo PS), que praticamente do seu "bolso" suportava os custos desses passeios, que proporcionaram momentos (que jamais esquecerei) de muita alegria centenas de idosos.
Não vão acreditar, mas é verdade, um ano esse cidadão contratou (pagando todo o cachet) para cantar no final de um passeio destes, a famosa Amália Rodrigues (não estou a mentir, a Amália Rodrigues cantou no Pavilhão do Módicus, para centenas de idosos de Sandim, no final de um passeio da terceira idade).
E não foi por eleitoralismo, pois apenas concorreu a um mandato a Presidente da Junta!

Por isso desculpem, aqueles que pensam de forma diferente, mas nunca me irão ver criticar os passeios da terceira idade.
Critico sim, quem agora estando no poder, faz exatamente igual ao que antes criticava, apenas alterando o nome de forma demagógica, chamado Turismo Sénior, em vez de Passeio Anual da Terceira Idade.
Por isso repito, eu não critico a realização destes passeios e pela minha parte, ganhando as eleições, só deixarei de os proporcionar aos nossos “seniores”, se me conseguirem demonstrar que é possível dar de outra forma a mesma alegria e a mesma satisfação, que estes passeios proporcionam, porque aqueles que por vezes criticam (e até acredito que o fazem de boa fé), provavelmente estão a pensar neles próprios, nos seus gostos, naquilo que querem para si, mas temos de pensar que o passeio não é para nós é para eles!
Claro que há muitas vezes aproveitamento eleitoral, e isso não é correto, nem agora nem no passado, mas acabar com estes passeios, sem se encontrar uma alternativa melhor (repito, não para nós, mas para quem o passeio se destina), sou contra e jamais o farei.
Melhorar, introduzir alterações, procurar alternativas que sejam do agrado dos destinatários, podem contar comigo, mas pura e simplesmente acabar, não contem comigo!
publicado por Cip Castro às 19:32 | comentar | ver comentários (2) | favorito
19
Jun 13

Em setembro a mudança estará (também) nas mãos dos avintenses.

Na Edição deste mês da Revista Municipal de Gaia (distribuida juntamente com o JN), coube-me a mim, enquanto deputado municipal, escrever um pequeno artigo no exíguo espaço atribuído aos partidos políticos.

Aqui fica uma cópia para os amigos do Avintes Blog.

publicado por Cip Castro às 18:30 | comentar | favorito
12
Jun 13

Crianças de Avintes vencem concurso escolar (2)

Na sequência da divulgação que o Avintes Blog fez aqui do prémio ganho pelos dois alunos de Avintes, Gonçalo Santos e Tiago Monteiro, recebemos um email da FEDAPAGAIA, onde para além de dar os parabéns aos alunos, facilmente se pode concluir, que esta federação das associações de pais de Vila Nova de Gaia, também apoia os prémios de mérito escolar, como os que até 2009 eram atribuídos pela Junta de Freguesia de Avintes aos melhores alunos de Avintes e que desde 2010 a atual "maioria" que nos governa em Avintes, pura e simplesmente decidiu acabar com eles!

 

 

 

 

 


A partir de Outubro, se os avintenses assim o quiserem, os Prémios de Mérito aos melhores alunos voltarão a ser atribuídos em Avintes!

 

 

 

 

Mensagem Recebida da

FEDAPAGAIA:

--------------------------------

De: Geral Fedapagaia 
Enviada: quarta-feira, 12 de Junho de 2013 14:31
Para: 'Cipriano Castro'
Assunto: RE: Crianças de Avintes vencem concurso escolar

 

Parabéns aos alunos premiados, e à comunidade educativa de Avintes.

 

A Fedapagaia continua a incentivar os prémios aos melhores alunos, e apoia a meritocracia.

 

Cumprimentos

 

Fedapagaia

 

-----------------------------

 

publicado por Cip Castro às 18:57 | comentar | favorito
05
Jun 13

AVINTES TRAVEL - mais alunos e professores que levam longe o nome de Avintes

Não fosse o mero acaso de ser amigo de um dos avintenses que colaborou (também creio que por acaso) na iniciativa AVINTES TRAVEL, este interessante projeto da Escola Basica Adriano Correia de Oliveira, mais concretamente dos alunos e professores da turma A e B do 8º ano, teria ficado por incrível que possa parecer praticamente desconhecido da maioria dos Avintenses.

 

Não sei de quem será a culpa, nem é isso que é importante para o caso, mas uma iniciativa destas, que contou inclusive com a parceria da Junta de Freguesia de Avintes (conforme indicado no portal do projeto e se vê nas fotografias), entre outras entidades parceiras do projeto, merecia na minha opinião uma maior divulgação.

 

Não vi (salvo se me passou despercebido e se assim for as minhas desculpas) uma única notícia, na pagina da Internet ou no facebook da Junta de Avintes, não vi qualquer reportagem ou notícia no jornal Notícias de Avintes, não sei mesmo se terá havido divulgação no portal da escola, pelo que, mesmo sendo um acontecimento importante, na verdade é como se nunca tivesse existido para os avintenses e para todos os cidadãos em geral.

 

Estes jovens e os seus professores, com este projeto estão a participar no Concurso INOVA 2013, organizado pelo Ministério da Educação, e para já foram selecionados na Fase Regional e vão, pelo que li, amanhã 6 de  Junho a Lisboa, participar na Fase Nacional, para defender e esperamos que vencer o referido concurso.


                            (foto do portal do projeto Avintes Travel)

 

Mas vamos o que é importante e aqui vos apresento para todos os amigos do Avintes Blog o projeto AVINTES TRAVEL, e como sei pouco sobre o referido projeto, o melhor é transcrever o que os autores do mesmo dizem sobre ele:


 

"A decisão de participar no Concurso INOVA 2013 - Jovens Criativos, Empreendedores para o Século XXI, com um projeto designado por "AvintesTravel", prende-se com a necessidade de inserir a nossa terra nos circuitos turísticos de Vila Nova de Gaia.


Este projeto pretende inovar o município de Vila Nova de Gaia, tendo em conta que Avintes possui um grande potencial, a nível do turismo, que ainda não está explorado.


Fizemos um levantamento dos principais pontos de interesse turístico em Avintes e elaboramos um roteiro para uma viagem turística piloto.


Atendendo a que Avintes tem uma zona ribeirinha bastantes extensa, pareceu-nos lógico que este roteiro incluísse uma viagem de barco.


Contactamos a empresa Douro Azul, que foi muito receptiva ao nosso projecto. Disponibilizou-nos um barco rabelo e dois autocarros da frota Blue-Bus e ajudou-nos a definir um percurso.


Coordenadora do projeto: Prof. Lucinda Cardoso
Alunos envolvidos: Alunos da turma A do 8º ano e três da turma B do 8ºano".




Parabéns aos alunos e aos professores e a todos que colaboraram na iniciativa e boa sorte para amanhã.


Para mais informações e conhecimento do projeto e da viagem turística a Avintes, consultem AQUI o portal do Avintes Travel.

 

Para informações sobre a classificação do Concurso INOVA 2013, consultem AQUI.


Para mais informações sobre o Concurso Inova 2013, consultem AQUI.

 

publicado por Cip Castro às 15:41 | comentar | ver comentários (1) | favorito

Crianças de Avintes vencem concurso escolar

Duas crianças de Avintes, Gonçalo Santos e Tiago Monteiro, a frequentarem o 4º ano da Escola EB1 do Palheirinho, venceram as 5ªs Jornadas do Projeto Escola Virtual, uma organização da Porto Editora e do Munícipio de Gaia.

 

Entre centenas de crianças de todo o concelho estes 2 jovens avintenses mostraram os seus conhecimentos e o seu valor, obtendo a melhor classificação.

 

Este prémio ganho por estas duas crianças, é também o reconhecimento do trabalho e da dedicação dos professores e dos pais,  e a todos, alunos, professores e pais o Avintes Blog dá os parabéns, quer pelo feito em si, quer por colocarem Avintes, mais uma vez no primeiro lugar.

 

Pela minha parte só lamento que em Avintes o atual executivo da Junta de Freguesia, tenha em 2010 acabado com o Prémio de Mérito Escolar aos alunos de Avintes, prémio já com vários anos, criado pela Junta de Freguesia, muito antes de outros que agora existem em quase todas as freguesias e municípios, e que em Avintes simplesmente acabaram com com ele.

 

(Foto do portal da C. M. Gaia)

 

Mais notícias em: http://www.gaiaglobal.pt/portais/_cmg/Noticia.aspx?contentid=D79680B180CO

publicado por Cip Castro às 10:26 | comentar | favorito
01
Jun 13

Um dia Mundial da Criança dedicado a Avintes (mas não só as crianças)

Hoje Dia Mundial da Criança, foi, melhor, está a ser, pois ainda falta logo à noite assistir no Porto, no Teatro Rivoli à peça A Noite, pelos Plebeus, mais um dia inteiramente dedicado a Avintes.

 

E começou cedo, com uma manhã, inteiramente dedicada a conversar com os avintenses, que moram e trabalham, na zona das Portelas, Magarão e Rua 5 de Outubro, entre o "21" e os Bombeiros.

 

Na companhia da Manela, da Joana, da Sandra, do José António, do David e do Jorge, alguns avintenses, que comigo decidiram abraçar esta candidatura à Assembleia de Freguesia de Avintes, percorremos aquela zona de Avintes, onde ainda vivem muitos avintenses, mas onde, também já muitos deixaram de viver e principalmente deixaram de trabalhar.

 

Nesta zona outrora pujante e densamente povoada de Avintes, ainda estão localizadas 2 das mais antigas e tradicionais padarias que fabricam a tradicional Broa de Avintes, onde ainda existe a "drogaria" tradicional, o barbeiro e os pequenos cafés, onde se conversa de tudo um pouco com os amigos, onde continua a haver as mercearias, embora agora lhe chamem minimercado, onde existem as lojinhas que vendem quase tudo, mas onde já ninguém trabalha nos edifícios onde funcionaram algumas das maiores e mais antigas fábricas de calçado de Avintes, que nos anos 60, 70 e mesmo 80, chegaram a empregar muitas dezenas, mesmo centenas de trabalhadores , como foi o caso da fábrica dos "Monteiros", do "Soares", do "Cunha" ou do "Estêvão", só para citar as maiores.

 

Estes edifícios industrias têm, na maioria dos casos após algumas obras de recuperação e readaptação, ainda condições de serem reutilizados, naturalmente para outras funções, diferentes das originais, pelo que importa procurar estudar em conjunto com os seus proprietários as formas e os meios que tornem possível esse aproveitamento.

 

É ainda uma zona de Avintes cheia de outras potencialidades, até turísticas, onde se podem desfrutar de vistas maravilhosas, como esta que se alcança a partir da casa do Sousa Moura.

É pois altura de nos virarmos, também, para esta e outras zonas "histórias" de Avintes, zonas onde Avintes nasceu, e que hoje precisam de uma atenção especial dos poderes autárquicos, especialmente municipais, mas também da Junta de Freguesia.

 

Da parte de tarde, foi a vez de nos dedicarmos a conviver e a participar em 2 acontecimentos, um do lançamento do livro da Mara Ferreira, "O Pimpinho, um menino especial", dedicado ao seu filho Filipe.

 

E finalmente no auditório dos Plebeus, foi a vez de numa iniciativa da Ilha Mágica, assistir à peça de teatro pelos alunos da Escola de Aldeia Nova e do lançamento do livro "A Lua Apaixonada", da autoria da Cândida Luz.

 

E vamos agora ao teatro!

publicado por Cip Castro às 19:14 | comentar | ver comentários (1) | favorito
29
Mai 13

Em diálogo com os Avintenses, para ouvir antes de decidir

Sendo nossa convicção que só pode governar bem, seja a que nível for, quem conhece bem a realidade do espaço que pretende governar, quem dialóga e convive com todos, quem tem sempre a "porta aberta", os candidatos do PS à Junta de Freguesia de Avintes e Câmara Municipal de Gaia, têm vindo a realizar algumas reuniões com os avintenses.

 

No passado dia 15 de Maio a reunião, realizada no Centro Cívico da Junta de Avintes, foi com alguns "líderes de opinião" de sociedade civil avintense, tendo estado presentes vários dirigentes de associações, bem como outros avintenses que se destacam pela sua intervenção cívica e social na nossa terra.

 

Ontem, 28 de Maio, foi a vez de ouvirmos alguns dos representantes da Economia Local (pequenas atividades comerciais, industrias e de serviços), tendo sido para nós muito enriquecedor, termos tido a oportunidade de dialogar abertamente com os nossos empresários locais, que num numero muito significativo responderam ao nosso convite e estiveram presentes, na reunião realizada desta vez numa sala da Quinta de Gradouro.

 

Nestas reuniões estamos a ouvir os Avintenses, e  naturalmente a apresentar as nossas ideias e propostas, num ambiente de dialogo e aberto a todos.

 

Simultaneamente à realização destas reuniões, temos reunido e vamos continuar a fazê-lo com as nossas coletividades e clubes, e naturalmente iremos prosseguir com estas reuniões coletivas, com outros setores da sociedade avintense.

 

OUVIR ANTES DE DECIDIR, é este o nosso principal compromisso com os Avintenses, quando a partir de outubro formos chamados a gerir a Junta de Freguesia, pois só assim as nossas decisões, que naturalmente nem sempre irão agradar a todos, serão efetivamente tomadas para bem da nossa comunidade local e da nossa terra.

 

publicado por Cip Castro às 11:29 | comentar | favorito
28
Mai 13

WALK AVINTES 2013 é já no dia 30 de Junho!

OS BONÉS JÁ ESTÃO À VENDA NOS LOCAIS HABITUAIS.

VAMOS TODOS COMPRAR E AJUDAR OS BOMBEIROS NA COMPRA DA CARRINHA PARA TRANSPORTAR DOENTES.

 

publicado por Cip Castro às 18:23 | comentar | favorito
18
Mai 13

Não estão aqui todos, mas já dá para perceber quem somos nós!

"Tenho vindo a reunir com uma equipa de homens e mulheres, com muita gente jovem e também alguns outros menos jovens, mas todos eles avintenses com muita experiência e provas dadas em várias atividades, quer profissionais, quer cívicas, quer associativas, formando uma equipa coesa e multifacetada, totalmente disponível para servir Avintes e os Avintenses."

 

(parte do discurso da apresentação) 

publicado por Cip Castro às 23:13 | comentar | favorito
15
Mai 13

Declaração de interesses

Caros amigos do Avintes Blog,

 

Como a maioria de vocês sabe, o objetivo com que criei o Avintes Blog em 2005, e principalmente de uma forma mais sistemática desde 2008, foi divulgar e promover a minha terra.

 

Com o Avintes Blog vou divulgando dentro das minhas possibilidades e capacidades, os diversos acontecimentos cá do “burgo”, ou que de algum modo nos digam respeito, homenageio pessoas e instituições de Avintes, dou informações, e naturalmente transmito as minhas opiniões e ideias e faço as minhas críticas.

 

Tudo isto procurando, o mais possível, respeitar os outros e as suas ideias, mas naturalmente, sendo um blog pessoal, tudo o que aqui se publica ou divulga é de acordo com os meus ideais e as minhas convicções.

 

Assim e procurando ser o mais correto com os amigos do Avintes Blog, quero aqui fazer uma declaração de interesses, informando que sendo eu, desde a passada sexta-feira, candidato pelo Partido Socialista à Junta de Freguesia de Avintes, irei a partir de agora utilizar o meu blog, não só para continuar a promover e divulgar a minha terra, mas também para promover e divulgar esta candidatura.

 

Espero no entanto continuar a merecer, no que diz respeito à divulgação de Avintes, a confiança de todos vós e quanto aos amigos do Avintes Blog que defendam outras candidaturas, espero que continuem a passar por cá e desta forma conheçam melhor nossas as ideias, as nossas propostas e a ainda equipa de avintenses que comigo estão disponíveis para trabalhar, sempre na defesa da nossa cultura, das nossas tradições e da nossa gente, tendo como objetivo principal ajudar no desenvolvimento equilibrado e sustentado de Avintes.

 

Podem continuar a contar comigo (e com o Avintes Blog) porque Avintes vale a pena!



publicado por Cip Castro às 12:45 | comentar | favorito