Um dia Mundial da Criança dedicado a Avintes (mas não só as crianças)

Hoje Dia Mundial da Criança, foi, melhor, está a ser, pois ainda falta logo à noite assistir no Porto, no Teatro Rivoli à peça A Noite, pelos Plebeus, mais um dia inteiramente dedicado a Avintes.

 

E começou cedo, com uma manhã, inteiramente dedicada a conversar com os avintenses, que moram e trabalham, na zona das Portelas, Magarão e Rua 5 de Outubro, entre o "21" e os Bombeiros.

 

Na companhia da Manela, da Joana, da Sandra, do José António, do David e do Jorge, alguns avintenses, que comigo decidiram abraçar esta candidatura à Assembleia de Freguesia de Avintes, percorremos aquela zona de Avintes, onde ainda vivem muitos avintenses, mas onde, também já muitos deixaram de viver e principalmente deixaram de trabalhar.

 

Nesta zona outrora pujante e densamente povoada de Avintes, ainda estão localizadas 2 das mais antigas e tradicionais padarias que fabricam a tradicional Broa de Avintes, onde ainda existe a "drogaria" tradicional, o barbeiro e os pequenos cafés, onde se conversa de tudo um pouco com os amigos, onde continua a haver as mercearias, embora agora lhe chamem minimercado, onde existem as lojinhas que vendem quase tudo, mas onde já ninguém trabalha nos edifícios onde funcionaram algumas das maiores e mais antigas fábricas de calçado de Avintes, que nos anos 60, 70 e mesmo 80, chegaram a empregar muitas dezenas, mesmo centenas de trabalhadores , como foi o caso da fábrica dos "Monteiros", do "Soares", do "Cunha" ou do "Estêvão", só para citar as maiores.

 

Estes edifícios industrias têm, na maioria dos casos após algumas obras de recuperação e readaptação, ainda condições de serem reutilizados, naturalmente para outras funções, diferentes das originais, pelo que importa procurar estudar em conjunto com os seus proprietários as formas e os meios que tornem possível esse aproveitamento.

 

É ainda uma zona de Avintes cheia de outras potencialidades, até turísticas, onde se podem desfrutar de vistas maravilhosas, como esta que se alcança a partir da casa do Sousa Moura.

É pois altura de nos virarmos, também, para esta e outras zonas "histórias" de Avintes, zonas onde Avintes nasceu, e que hoje precisam de uma atenção especial dos poderes autárquicos, especialmente municipais, mas também da Junta de Freguesia.

 

Da parte de tarde, foi a vez de nos dedicarmos a conviver e a participar em 2 acontecimentos, um do lançamento do livro da Mara Ferreira, "O Pimpinho, um menino especial", dedicado ao seu filho Filipe.

 

E finalmente no auditório dos Plebeus, foi a vez de numa iniciativa da Ilha Mágica, assistir à peça de teatro pelos alunos da Escola de Aldeia Nova e do lançamento do livro "A Lua Apaixonada", da autoria da Cândida Luz.

 

E vamos agora ao teatro!

publicado por Cip Castro às 19:14 | comentar | favorito