O Senhor do Palheirinho é já este fim-de-semana

Pois é, já estamos (quase) em Agosto e em Avintes, Agosto é sinónimo de Senhor do Palheirinho!

 

Este ano com uns "enfeites especiais", oferecidos pelas "obras da Santa Engrácia"!

 

Enquanto a Comissão de Festas enfeitou a parte aérea com os tradicionais arcos, as nossas Câmara e Junta enfeitaram o chão, com pó e cascalho, que dão um ar "rústico", não esquecendo o coreto, naquele tom verde, para fazer esquecer a falta de arvores!

 

Eu aconselho a quem este ano for ao Senhor do Palheirinho a não  levar sapatos ou sandálias, deve ir de socos, caso contrário arrisca-se a estragar o seu calçado e os sapatos estão caros.

 

Realmente é lamentável que em 9 (nove) meses de obras, não fosse possível "parir" a tempo o novo largo do Palheirinho e proporcionar melhores condições à festa religiosa mais importante de Avintes!

 

Será falta de planeamento ou desconhecimento da festa e das tradições avintenses e quando alguém alertou já era tarde?

 

Os tempos não estão mesmo nada fáceis para a "nossa igreja", é que para além do pó  e do piso do largo poderem afastar este ano muitos fieis  da capelinha e da procissão,  até o passeio da Terceira Idade de Avintes (desculpem o Turismo Sénior  de Avintes) vai ser o único de Vila Nova de Gaia e arredores que não vai ter dinheiro para pagar ao "Senhor Abade" uma missinha, para consolo dos nossos "velhinhos". Como diz o Povo "cada um tem aquilo que merece"!

 

Mas apesar disto tudo, desfrutem de um fim-de-semana profano-religioso, rezem um pouco (também é preciso) e divirtam-se muito (que a vida são dois dias e o Senhor do Palheirinho três)!

 

A terminar fiquem com este magnífico filme animado que conta a história do Senhor do Palheirinho e que foi realizado pelo(a)s professore(a)s da Escola EB1 do Palheirinho!

 

Bom fim-de-semana!

 

PS: Se ainda tiverem  tempo (e para não dizerem que há coisas mais importantes em Avintes do que o Senhor do Palheirinho) passem pela Quinta do Paço e vejam as obras, (talvez) de um dos maiores "investimentos" dos últimos anos em Avintes!

publicado por Cip Castro às 12:07 | comentar | favorito