Comemorar 100 anos da República em Avintes
Cópia do texto da intervenção:
Obras na Rua 5 de Outubro - Avintes
A Rua 5 de Outubro em Avintes, entre a Sede dos Plebeus e a Etar do Febros, depois de ter estado cerca de um ano e meio em obras de requalificação, e por conseguinte encerrada ao trânsito, foi apressadamente pavimentada e aberta à circulação automóvel, uns dias antes das últimas eleições autárquicas de 2009.
Apesar desta abertura ao trânsito ter sido muito benéfica para os Avintenses, a verdade é que as obras não terminaram, encontrando-se toda a parte de passeios por concluir, faz agora praticamente 1 ano.
Embora nas últimas informações escritas do Sr. Presidente da Câmara à Assembleia Municipal, esta rua vir sucessivamente referida como estando em fase de conclusão, na verdade as obras estão realmente paradas desde Outubro de 2009 e não em conclusão, pois não se vislumbra desde então qualquer trabalho, como aliás já foi reconhecido pelo Sr. vereador Firmino Pereira em Março deste ano, em resposta a uma outra intervenção que fiz nessa altura.
Esta situação de os passeios estarem por concluir, origina que os peões (como por exemplo as crianças na deslocação para a escola do Magarão, ou os utentes do Centro de Saúde) para circularem na rua, são obrigados em vários sítios a fazê-lo pela faixa de rodagem, colocando em perigo a sua integridade física, já que os espaços dos futuros passeios, são em muitos casos perigosos buracos.
A agravar tudo isto, verificamos estranhamente que algumas zonas da rua mas principalmente na zona junto ao quartel dos Bombeiros Voluntários de Avintes, já apresentam o pavimento algo danificado, com lombas e depressões, o que nos deixa ainda mais preocupados, quanto à qualidade das obras realizadas.
Venho assim, pela enésima vez, aqui a esta tribuna, não só lamentar que esta situação continue, mas principalmente venho dar voz aos apelos e protestos de muitos avintenses, que como gaienses que somos deveríamos merecer outro tratamento por parte da Câmara Municipal de Gaia.
Espero que este novo apelo que aqui deixo, possa merecer melhor atenção e muito gostaria eu que no próximo dia 5 de Outubro, nome da rua e dia em que se comemoram 100 anos da implantação da República, fosse dia de festa em Avintes, e os Srs. Presidente da Câmara e Presidente da Junta colocassem não a primeira, mas sim a ultima pedra, dos passeios da Rua 5 de Outubro e as obras ficassem finalmente concluídas.
Vila Nova de Gaia, 2010-09-08
Pelo Grupo do Partido Socialista,
Cipriano Castro