Rua 14 de Maio com sentido único

 

Ao fim de vários anos de ter sido solicitado pela Junta de Freguesia de Avintes e aprovado pela Câmara Municipal de Gaia, a Rua 14 de Maio, em Avintes, tem (julgo que desde quarta-feira), um sentido único.

 

Assim, apenas se pode circular de "Sul" para "Norte", ou seja tem de se "entrar" junto aos "Bombeiros" e "sair" no "21".

 

Na minha opinião é uma medida acertada, que infelizmente demorou implementar, pois esta rua tem cada vez mais movimento automóvel e é muito estreita, com zonas de elevada inclinação (por exemplo,  junto da sede do Grupo Mérito) onde não é possível os carros se cruzarem.

 

Aliás não é apenas esta rua, que aguardava, creio que desde 1995, a implementação por parte da Câmara de Gaia da circulação de sentido único. Sem bem me recordo, igualmente está aprovado a circulação de sentido único na Rua Nova, na Rua Miguel Bombarda, na Rua de Gradouro e mais uma ou outra, que agora não me lembro.

 

Estou convencido por isso, que apesar de um ou outro problema que possa ser causado aos moradores, que se deve dentro do possível procurar resolver, a melhor solução para este tipo de ruas de Avintes, é a circulação de sentido único.

 

No entanto a forma com esta implementação foi realizada, é que não me parece ter sido a melhor!

 

É estranho que a medida tenha sido implementada, sem que houvesse previamente pelo menos um aviso aos moradores, nem qualquer "estudo prévio" ou reunião no local, para analisar se haveria algum problema, dado que a alteração na circulação de uma rua, com estas características, normalmente costuma acarretar alguns contratempos.

 

Assim gostaria de perguntar:

 

a) Terão os funcionários da Câmara começado a colocar os sinais, sem a Câmara de Gaia ter informado a Junta de Freguesia de Avintes?

 

b) Porque não fez a  Junta de Freguesia de Avintes um aviso prévio aos moradores, nem sequer através da sua página na Internet, Blogue, facebook, como o faz e bem, a anunciar iniciativas próprias ou de colectividades?

 

b) Porque só após a colocação do sentido único e de os moradores terem ido reclamar para a Junta, o Sr. Presidente da Junta e outros funcionários da Junta andaram aparentemente a "analisar" alguns problemas e eventualmente a "estudar" alternativas para resolver esses mesmos problemas?

 

Termino deixando claro que não estou a criticar a Junta de Avintes pela implementação desta medida, nem a tentar tirar qualquer aproveitamento de qualquer contestação que tenha ou venha surgir, repito que sou por principio favorável a estas medidas de colocar circulação de sentido único em algumas ruas de Avintes, mas não posso deixar de criticar a forma como tudo isto está a ser feito, até porque estas e outras medidas tomadas pela Câmara de Gaia (por exemplo as cartas de demolição aos moradores do Areinho) demonstram que infelizmente continua a verificar-se, que apesar do que foi prometido nas ultimas eleições pelos actuais responsáveis pela Junta, o diálogo entre a Junta de Freguesia de Avintes e a Câmara Municipal de Gaia é muito pouco, para não dizer inexistente!

publicado por Cip Castro às 12:48 | favorito