o Avintes Blog regressou de férias

Caros amigos do Avintes Blog, depois de um mês em descanso “bloguista” (quase) absoluto, cá estamos de volta, para continuar, sempre que posso e tenho conhecimento, com a divulgação e promoção do que melhor (naturalmente do meu ponto de vista) se vai passando e fazendo em Avintes, sem esquecer igualmente a critica (dentro do possível construtiva).

 

O mês de Agosto, embora seja um mês normalmente de férias para uma grande parte dos portugueses e dos avintenses em particular (infelizmente para muitos, cada vez mais pequenas e “caseiras” devido aos tempos de crise), em Avintes pelo contrário, desde há pelo menos 24 anos, costuma a ser um mês de muito trabalho, quer para os Membros do Executivo e funcionários da Junta, quer para todos os dirigentes e colaboradores das colectividades, dado o trabalho imenso que é "por de pé" uma Festa da Broa.

 

Pela minha parte e estando retirado de qualquer função autárquica ou associativa, a nível executivo, aproveitei para tirar umas férias, mais longas do que tem sido costume nos últimos anos, apenas intercaladas uma vez ou outra, com a colaboração nos preparativos do lançamento do livro “Pão e Água”, da minha amiga Ana Filomena, e embora sem sair de Portugal, ou ir para os locais mais badalados de veraneio, “andei” por Espinho (“fazendo” praia), Viseu (desfrutando do conforto de uma Pousada de Portugal) e S. Pedro de Moel (deliciando-me com o campismo e contacto com a natureza).

 

Bom, mas como não foi para falar de mim, que existe o Avintes Blog, e porque enquanto eu descansava aí por este Portugal lindo e magnífico que devemos conhecer e desfrutar, aqui por Avintes, muitos trabalhavam e alguns conspiravam, quero deixar aqui, alguns apontamentos e comentários sobre este Agosto de 2011.

 

Festa da Broa – 2011


 

Já muitos escreveram e falaram da 24ª Festa da Broa, não vou adiantar muito mais.

Fui lá vários dias, em diversas horas e a diversos eventos do programa, jantei em várias “tasquinhas” e devo dizer que em geral gostei.

 

O Executivo conseguiu melhorar vários aspectos menos conseguidos do ano passado, como por exemplo o piso ou a iluminação e até mesmo a localização dos artesãos e das padarias, introduziu no programa mais actividades das colectividades, pelo que (apesar de ter sido “rasteirado”, à entrada da área), o Dr. Nuno Oliveira deve ser nesta altura um homem cansado mas feliz, e a quem felicito pelo sucesso alcançado na Festa da Broa deste ano.

 

Naturalmente que nem tudo foi perfeito, pareceu-me continuar a haver problemas com o “saneamento” das cozinhas das tasquinhas e não sei se mesmo dos sanitários, provocando “inundações” na rua dão Areinho, mesmo nas traseiras dos palcos, o que não era nada agradável para quem ali passava ou estacionava os carros.

 

Foi igualmente incrível como a Junta não tirou partido, principalmente em termos de promoção da Festa da Broa “extra-muros”, dada a presença da ex-atleta olímpica Rosa Mota, que participou na Caminhada da Festa da Broa, realizada na manhã de domingo, dia 28 de Agosto e que passou perfeitamente despercebida, ao ponto de os participantes que acompanharam a Rosa Mota na caminhada, pouco terem ultrapassado as 20 pessoas!

 

A Caminhada da Festa da Broa, repito, com a participação da Rosa Mota, se efectivamente tivesse sido divulgada convenientemente e como a presença da Rosa Mota o merecia, só por si poderia ter sido uma das mais participadas actividades da 24ª festa da Broa.

 

Quem noutras localidades não daria tudo para ter a Rosa Mota numa iniciativa sua?

 

Quantos avintenses sabiam ou souberam que a Rosa Mota esteve na Caminhada da Festa da Broa?

 

Demissões no Executivo da Junta de Avintes

 

Menos de dois anos depois de terem tomado posse, o Executivo da Junta de Freguesia de Avintes, sofreu uma primeira demissão, fruto de divisões internas, que pelo que fui ouvindo da parte de pessoas com conhecimento direto, já vinham a acontecer há vários meses.

 

É grave que um Executivo e uma maioria política, depois de terem recebido a confiança da maioria dos Avintenses, não consiga estar unido na defesa dos interesses e na resolução dos problemas dos Avintenses.

 

O que de grave se terá passado para que a cerca de 3 semanas do inicio da Festa da Broa e numa altura em que o Executivo tinha de estar unido e a trabalhar em pleno, a Vogal Isabel Coimbra, até essa altura o “rosto” do Executivo nas reuniões de trabalho com as Colectividades, tivesse batido a porta com tamanho estrondo que a notícia chegou via e-mail (“Desde 4 de Agosto deixei, por minha iniciativa e por manifesta incompatibilidade política, de exercer funções no Executivo da Junta de Freguesia de Avintes. “), primeiro ao conhecimento das Colectividades, que a alguns colegas do Executivo?

 

Os Avintenses precisam de saber.

 

Piscinas de Avintes (mais uma vez ficaram no papel)

 

As piscinas em Avintes estão prometidas há muitos anos, ainda antes do Dr. Filipe Menezes saber onde ficava Gaia. Este depois de conquistar o coração dos gaienses, começou também a visitar Avintes e por mais de uma ocasião prometeu as piscinas, mas sempre alguém por cá ia dizendo que elas não eram construídas por culpa do anterior Presidente da Junta!

 

A actual maioria PSD/CDS que governa a Junta de Avintes andou anos e anos a bater nesta tecla de que nada vinha para Avintes, porque o anterior Presidente da Junta se incompatibilizava com o Presidente da Câmara de Gaia e que era preciso mudar.

 

Os Avintenses fizeram-lhes a vontade, mas infelizmente continuamos “sentados” à espera de uma piscina ou de um pavilhão, mas a ver serem construídas em redor, primeiro foi em Lever, agora vai ser em Pedroso!

 

Livro “Pão e Água” de Ana Filomena Amaral

 

 

 

 

Contra “ventos e marés” ou a história não fosse passada no rio Douro, a Ana Filomena lutou e venceu. Mesmo sem apoio da Junta de Freguesia, mesmo sem o apoio de alguns “amigos da onça”, mas com o apoio de muitos outros amigos, uns de longa data, outros que sempre aparecem quando é preciso, o lançamento do romance “Pão e Água” realizada ontem (domingo 4 de Setembro) no Cais do Esteiro foi um evento lindo de ouvir e ver.

 

As “velhas” padeiras e as barqueiras de Avintes estão seguramente felizes por serem recordadas num romance (que era capaz de dar um excelente drama para ser adaptado para o teatro por alguma das nossas colectividades).

 

Seguramente que as mais de 150 pessoas que aceitaram o convite da Ana Filomena deram por bem empregue a tarde domingo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FÓRUM AVINTENSE 2011

 

Ainda me custa acreditar que uma iniciativa cultural que vinha há 22 anos a ser realizada ininterruptamente pela Junta de Freguesia de Avintes, vai este ano contra a vontade de muitos, mas pela força e teimosia de uns poucos, ficar pela primeira vez sem realização.

 

----- Original Message -----
Sent: Monday, August 08, 2011 10:18 PM
Subject: Re: Fórum Avintense

Exmº  Sr Deputado Cipriano Castro

Depois de consultar o executivo da Junta de Freguesia, fui informada que este ano não se realiza o Fórum Avintense, o qual será retomado em Fevereiro de 2012 nas comemorações do Dia de Avintes.

Com os melhores cumprimentos
A Presidente da Assembleia
Celeste Isaura Filipe

publicado por Cip Castro às 19:59 | favorito